Tomar remédio ou tirar o lixo?

A não aderência é um dos mais significantes problemas em saúde. Além de prejudicar o trabalho de profissionais , seu custo é estimado em 290 bilhões de dólares por ano nos EUA.   O custo das medicações e o esquecimento são as duas principais crenças que temos como causas para o problema. Entretanto, o que…

Detalhes

A jornada que você não quer passar

Você sabe responder o que lida quase todos os dias, mas não gosta de ser? Resposta: Paciente!   É difícil estar do outro lado. Dizem que profissionais de saúde são pacientes difíceis de aderir ao tratamento. Não sei se é verdade, mas uma coisa inerente a todos pacientes é que passam por uma Jornada e…

Detalhes

4 técnicas para fazer o paciente entender (infográfico)

Mesmo em pouco tempo de consulta é possível aplicar técnicas que facilitem a comunicação e melhorem o entendimento do paciente sobre seu tratamento. Preparamos um infográfico com o resumo de 4 técnicas que facilitam a adesão ao tratamento e garantem uma comunicação de qualidade. Podemos achar que elas vão deixar a consulta mais longa, mas…

Detalhes

Comunicação Não Violenta e Saúde #001

Por aqui falamos muito de como se comunicar melhor com pacientes e como isso reduz custos e melhora o prognóstico. Uma abordagem muito boa para melhorar a comunicação é a CNV (comunicação não-violenta), que falamos dela nesse post. Apesar de muito importante, o assunto é pouco conhecido na área da saúde. Por isso, o Rogério,…

Detalhes

Como você se comunica com seu paciente?

Além de saber interpretar sinais e sintomas, uma das habilidades mais usadas – e subestimadas – é a comunicação do profissional com paciente e vice-versa. Pacientes esquecem de 40-80% do que é dito na consulta, tendo um estudo revelado que metade das informações retidas pelos pacientes tinham algum erro.   Por isso, criamos uma auto-avaliação…

Detalhes

Comunicação Não-Violenta e Saúde

Uma das palavras mais faladas em qualquer curso de saúde é empatia. Uma das definições mais famosas é:    “Empatia é se colocar nos sapatos do outro, sentir com o coração do outro, ver com os olhos do outro. É algo difícil de terceirizar e automatizar, mas faz do mundo um lugar melhor” – Daniel…

Detalhes

Miss Universo, Receita Médica e Star Wars

Miss Universo, Receita Médica e Star Wars Sim, a gente sabe. Parece que esses três temas estão bem distantes. Mas prometemos que há uma conexão clara. Segue aqui e que a Força esteja com você. Em dezembro de 2015, o apresentador do Miss Universo Steve Harvey anunciou a Miss Colômbia como vencedora, quando na verdade…

Detalhes

O que os Beatles tem a ensinar sobre falar com pacientes?

É bem mais fácil aprender algo novo relacionando com algo que gostamos ou já sabemos. Por isso, criamos uma série de posts que falam de comunicação e saúde de forma diferente. Optamos por começar com os Beatles <3 Numa noite de céu estrelado de diamante, porém sem Lucy, separamos alguns insights que as músicas dos…

Detalhes

7 passos para criar materiais em saúde que conquistam os pacientes

7 passos para criar materiais em saúde que conquistam os pacientes   Os pacientes adquirem informação em saúde de duas formas:   Ouvindo o que o profissional de saúde fala durante a consulta  ou Lendo materiais entregues pelo profissional ou que achou na internet   Entregar orientações escritas ao paciente é uma boa forma de…

Detalhes

Por que usar ilustrações nas orientações ao paciente?

Por que usar ilustrações nas orientações ao paciente?   Com certeza você já ouviu a expressão: “Uma imagem vale mais do que 1000 palavras”. E quando se fala em Saúde, isso é ainda mais verdade. Para reforçar o entendimento e facilitar a adesão por meio de recursos visuais, surgem os pictogramas.   Mas, o que…

Detalhes

Os 3 passos que levam o paciente a entender a consulta

Os 3 passos que levam o paciente a entender a consulta     O que é mais seguro e certeiro:     Tratar empiricamente uma sepse de foco desconhecido ou Tratar uma sepse sendo guiada pela cultura?     Se queremos que os pacientes realizem o tratamento, temos que saber como eles entendem a informação…

Detalhes

Quer diminuir as dúvidas de whatsapp dos pacientes?

Quer diminuir as dúvidas de whatsapp dos pacientes?   Colega de trabalho – “Ana, como você está tomando o anticoncepcional?” Ana – “Alguns dias eu tomo três, outros dias eu não tomo nenhum. Nos finais de semana eu tomo mais normalmente” Colega de trabalho – “E como seu médico mandou você tomar?” Ana – “Ele…

Detalhes

O que os pacientes (não) entendem quando vão ao médico

O que os pacientes (não) entendem quando vão ao médico   O que o paciente absorve durante a consulta faz toda a diferença na adesão ao tratamento. E de fato, o nosso sistema de saúde está baseado na crença que pacientes entendem toda informação escrita e falada.   Na verdade, pacientes esquecem entre 80-90% do…

Detalhes

Os 5 mitos que nós médicos acreditamos

Os 5 mitos que nós médicos acreditamos   Os mitos sobre analfabetismo em saúde estão muito presentes na nossa prática. É comum acharmos que:   “Quanto maior o grau de educação do paciente, maior o entendimento em saúde”   Quando na verdade não! O tempo de educação apenas mostra o tempo de exposição a um…

Detalhes

Como você afere o sexto sinal vital?

Como você afere o sexto sinal vital?   O entendimento em saúde (do inglês health literacy) é tido como o sexto sinal vital1,2 pelo seu valor no prognóstico. Só na Europa, 47% da população tem inadequado entendimento em saúde e vale lembrar que uma parcela importante desse grupo é de pacientes com bom nível educacional…

Detalhes

O ABCDE que todo médico deve saber

Assim como no Trauma e na Emergência, as características básicas do entendimento em saúde (do inglês health literacy) podem ser acessadas pelo ABCDE: Aderência Bad Behaviors (comportamentos maléficos) Comunicação Disseminado Empoderamento   Aderência Um fator grau A de evidência para adesão é o paciente compreender o tratamento3, o que é proporcional ao entendimento em saúde.…

Detalhes

O Sexto Sinal Vital da Medicina, já conhece?

Do ortopedista ao psiquiatra, um fato comum a nós médicos é que existem cinco sinais vitais: Pressão Temperatura Frequência cardíaca Frequência respiratória Dor E…  Mais um. Inúmeros artigos apontam que o sexto sinal vital1,2 é:   O entendimento em saúde (do inglês, health literacy)   Capacidade de obter, compreender e processar informação em saúde para se…

Detalhes